terça-feira, 25 de maio de 2010

Décimo Segundo Dia

Hoje assisti a um filme chamado Bodas de Papel, um filme nacional que me chamou à atenção na locadora por ser com a atriz Helena Hanaldi, que ha muito não via. A história do filme é um emaranhado de histórias e de contadores de histórias. Um filme simples, mas muito rico. Nele eu acabei por descobrir a existência de serendipitia e também que as melhores histórias são sempre aquelas que não tem fim, pois assim, você sempre pode contar um pouco mais sobre elas.

Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso. Como quando você afasta o sofá para pegar uma moeda que caiu atrás dele e encontra um anel que já havia dado como perdido; ou quando você vai a uma loja comprar um presente para uma amiga e encontra a mulher da sua vida.

A palavra Serendipitia se origina da palavra inglesa Serendipity, criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip. Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, atual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente. Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados. Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades.

Serendib é o nome que os comerciantes árabes da antiguidade deram ao Sri Lanka (um entre vários nomes dados a esta ilha através de sua história, sendo que os cartógrafos gregos antigos a chamavam de Toprobane; já o atual nome do país significa Terra Resplandecente no idioma sânscrito, conforme registrado nos antigos épicos indianos Mahabharata e Ramayana; finalmente, com a chegada dos portugueses, a ilha recebeu o nome luso de Ceilão, do qual deriva a versão inglesa Ceylon).

Um comentário:

  1. Adorei este post. Saudades de vc e das nossas conversas. Muitas felicidaes e muitos anos de vida.

    Te adoro!!

    ResponderExcluir